quarta-feira, 13 de maio de 2009

Projeto "Compartilhe uma Vida"

.
Meta: 10 mudas por mês.
.
Tempo do projeto: 12/2010
.
Objetivo: Em cooperação entre os doadores e recebedores, propor uma agradável troca de energia em favor do bem comum, que é a Vida.

Muda disponível: Jaca

.

.

.

.

.

.

(imagem ilustrativa)

Muda disponívei: Areca-Bambú.
.
.
.
.
(imagem ilustrativa)

"Compartilhe uma Vida"


Participe do Projeto "Compartilhe uma Vida"
Você pode ser um doador ou recebedor de uma muda, que será compartilhada em materiais simples e de fácil acesso como uma caixa de leite vazia e terra... para isso pedimos que respondam às seguintes informações:
Nome;
Curso;
Semestre;
Doador ou recebidor.
Podendo postá-las aqui mesmo ou pelo nosso e-mail:
E entraremos em contato,
obrigadasss

segunda-feira, 11 de maio de 2009

MEIO AMBIENTE – PRÁTICA PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS


Por: Adriana, Érica, Isilda e Quersivane

A Educação Ambiental torna-se imprescindível para a conscientização de que cada indivíduo é responsável pela construção de um mundo justo e equilibrado ecologicamente, requerendo responsabilidade individual e coletiva, onde será possível criar e aplicar maneiras sustentáveis de interação sociedade-natureza. O Brasil é um país rico em recursos naturais, onde se encontra uma das maiores biodiversidades, que são extremamente importantes para todo o planeta, mas poucos são os que conhecem ou valorizam este aspecto, tornando a Educação Ambiental imprescindível, para que se usufrua destes recursos ambientais sem danificar outro de maior valor, assim, os futuros cidadãos brasileiros devem ser empreendedores, responsáveis e sensíveis, se preocupando, além do bem-estar momentâneo, com os resultados de suas ações sobre o planeta em longo prazo.


Objetivos:

1) Promover a coordenação motora, com a variedade dos materiais.
2) Utilizar as atividades para apresentar as características dos vários tipos de linguagem, como a cor, a forma e a oralidade;
3) Aproveitar a relação dos alunos com a natureza para provocar a percepção do desenvolvimento dos seres vivos;
4) Analisar a consciência ecológica;
5) Discutir se há facilidade em aproveitar os materiais recicláveis;
6) Pesquisar, proporcionar habilidades de planejar e organizar, embasado no conteúdo procedimental;
7) Promover a divulgação das atividades desenvolvidas.

Estratégias

1) Fazer debate e proposta com o grupo;
2) Promover aula expositiva com demonstração de materiais;
3) Produzir em grupo todas as atividades propostas sendo que, mesmo que a produção se dê coletivamente, cada um terá o seu Jardim de meias.

Atividades:

Jardim de meia

















Material necessário:
· Meia calça;
· Pó de serra;
· Areia de construção;
· Grãos de alpiste;
· Botões.
Como se faz:
Misture duas partes de pó de serra para uma parte de areia, coloque na meia calça com o alpiste. Num recipiente com um de água coloque a meia, regue para que possa brotar. Com cola quente, cole os botões e apare o cabelo que fica.


Avaliação:

- Durante a montagem, avaliar o interesse e a participação do aluno;
- Verificar se a criança compreende a importância de cuidar das plantas e os seus benefícios.

Faixa etária:
Jardim de meia: 5 – 10 anos

Mais informações sobre práticas pedagógicas através de e-mail.

Visita a Escola de Educação Ambiental em Praia Grande

Por: Andressa, Adriana, Iara, Iolanda, Kátia e Marinalva (Seminário de Biologia)

Em visita a Escola de Educação Ambiental fomos informadas que esse tipo de Escola totalmente voltada para questão ambiental somente existe aqui na cidade de Praia Grande. A professora Lílian que nos atendeu e mostrou as dependências da escola foi quem também nos passou essa informação. Segundo a professora Lílian nos municípios vizinhos não há uma unidade especifica voltada para essa questão, que é tratada e desenvolvidas nas próprias unidades adaptando-as condições das mesmas, isto é quem tem um espaço maior consegue desenvolver melhor. Coisa que não acontece aqui pois a um espaço especifico totalmente adaptado para desenvolvimento de projetos e da consciência ambiental dos estudantes, professores, funcionários e seus visitantes.
Esse espaço foi criado em dezembro de 1996 ano e mês também que foi promulgada a LDB.
E desde então essa unidade vem trabalhando com projetos educativos de caráter sócio ambiental, abordando temas relacionados aos ambientes de preservação da cidade e do mundo, valorizando a vida de forma global.
Um dos lemas da unidade é:
“Viver em harmonia com a natureza garante a sobrevivência do homem enquanto espécie, e isto precisam estar na consciência e atitude de todas as pessoas.”
Atividades permanentes que podem ser desenvolvidas referem-se principalmente aos cuidados com os animais e plantas criados e cultivados na sala ou no espaço externo da instituição. O professor pode estabelecer um rodízio ou marcar um horário diário para que se possa aguar as plantas, dar comida aos animais, observá-los, fazer a limpeza necessária no local etc.
Outro exemplo de atividade permanente são os cuidados com o meio ambiente, relacionados à organização e conservação dos materiais e espaços, à coleta seletiva de lixo, à economia de energia e água etc. Diariamente, o professor poderá organizar o grupo para recolher o lixo produzido nas brincadeiras e atividades.


Projetos desenvolvidos na escola de Educação Ambiental da cidade de Praia Grande.

Mangue Legal
Mata Atlântica
Plantas e Hortaliças na Medicina Doméstica
Projeto Coleta Seletiva de Lixo Projeto
Navega São Paulo
Viajando Pelo Mundo da Reciclagem
Vivência no Manguezal

Preocupados com a preservação dos manguezais de Praia Grande, um dos mais preservados da Baixada Santista, a Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande iniciou o Projeto “Vivência no Manguezal”।No projeto participam alunos de 4º série do Ensino Fundamental e grupos interessados। A participação consiste em uma aula teórica com exposição de animais e cartazes e, também, a vivência no manguezal com um passeio de barco pelo Mar Pequeno. Dessa forma, os alunos saem da sala de aula normal e aprendem no ambiente de estudo, adquirindo um contato que possibilita a conscientização e o despertar para a problemática ambiental.Os alunos podem contar com uma cartilha sobre o manguezal de Praia Grande, como material pedagógico complementar.






Oficinas de Reciclagem

As oficinas ocorrem todas às quartas-feiras, sob orientação das professoras de artes, com início às 14h00 e término às 16h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por maiores de 16 anos na Escola de Educação Ambiental, Rua Paulo Sérgio Garcia, 424 – Sítio do Campo (Portinho) – em Praia Grande. Mais informações pelo telefone (13) 3473-8952.


quarta-feira, 6 de maio de 2009

Agrião . Beneficios


Outros nomes: Agrião d'água Descrição: Planta herbácea. Emite ramos de até 50 ou 60cm de comprimento. Haste ramosa, espessa, suculenta, verde-avermelhada, rasteira.

Uso Medicinal

É uma planta conhecida, boa para saladas. Deve-se usá-la crua, porque, quando cozida, suas propriedades medicinais se perdem.O agrião contém um óleo essencial, iodo, ferro, fosfato e alguns sais.

Seu uso prolongado tem eficaz efeito depurador do sangue e antiescorbútico. Emprega-se também como ótimo remédio contra a atonia dos órgãos digestivos; como estimulante no escorbuto, escrofulose e raquitismo; como diurético nas hidropisias, nas enfermidades das vias urinárias, nos cálculos; como expectorante nos catarros pulmonares crônicos; como desopilante do fígado. Tomam-se, diariamente, 3 a 4 colheres de sopa de suco de agrião puro ou diluído em água.

O agrião convém aos diabéticos, porque encerra poucos princípios amiláceos.Aplicado, em cataplasma, sobre úlceras, apressa sua cicatrização.Em resultado de algumas experiências, atribuem-se ao agrião propriedades antídotas dos efeitos tóxicos da nicotina.O suco desta planta, misturado com mel, dá um bom xarope para combater a bronquite, tosse, tuberculose pulmonar.Os que sofrem de ácido úrico, em virtude de terem comido muita carne, especialmente carne de porco, toucinho, salsichas, etc, devem comer diariamente uma salada de agrião.

Eis uma boa receita: Escolha uns punhados de agrião, em quantidade suficiente para encher um prato. Lave-o bem. Tempere com limão, azeitonas, um pouco de azeite e um pouco de sal. Pronto, está aí um prato fácil e rápido.A cura desejada - bem entendido - só se alcança sob a condição de se remover completamente a causa do ácido úrico, a saber, as condenadas substâncias venenosas que acima mencionamos, e que erroneamente soem ser chamadas "alimento".

O agrião nada pode fazer quando se prossegue no abuso causador do ácido úrico; mas acelera grandemente a cura quando os alimentos cárneos, principalmente os de origem suína, são abandonados.As mulheres grávidas não devem comer agrião em grande quantidades, pois, em virtude de sua ação sobre a matriz, pode provocar o aborto.

Não deve usar-se o agrião que cresce junto às águas paradas ou pouco movimentadas, pois que ao mesmo podem prender-se insetos aquáticos, portadores de bacilo de Eberth, causador do tifo. Lavando-se bem o agrião e espremendo-se bastante suco de limão em cima, pode-se comê-lo com bem menos perigo; mas, de qualquer maneira, é preferível obter sempre o agrião das águas correntes.

portalnatural.com.br

créditos: http://www.fazbem.com/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=96:sempre-cru&catid=111:saude&Itemid=91

Participe do Projeto "Compartilhe uma Vida"

Participe do Projeto "Compartilhe uma Vida"
"Algumas das atividades foram tiradas da net. Apenas digitalizei".