segunda-feira, 27 de abril de 2009

“Se você quer um ano de prosperidade, plante milho.
Se você quer dez anos de prosperidade, plante árvores.
Se você quer cem anos de prosperidade, eduque as pessoas.”
Provérbio Chinês







domingo, 26 de abril de 2009

A EDUCAÇÃO E SUA FUNÇÃO NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

por: Érica, Isilda e Quersivane

A Terra é um lugar fascinante, onde milhares de criaturas, das mais variadas formas ganham vida e interagem nos mais variados lugares, sendo eles quentes, frios, altos, baixos, secos ou molhados, cada paisagem e cada ser vivo tem características únicas e extraordinárias, é um imenso ecossistema, onde tudo está interligado, sob uma mesma atmosfera. A forma como vivemos em “nosso cantinho” afeta todas as coisas em todos os lugares. Os educadores devem estar cientes da fundamental importância de seu papel na formação de indivíduos conscientes de que, o pouco que cada um faz ou deixa de fazer, fará a diferença entre um mundo melhor ou pior.
A educação ambiental é de suma importância para amenizar os problemas pelos quais a natureza tem passado, pois o comportamento consumista da sociedade atual tem refletido negativamente no planeta, prejudicando sua biodiversidade (variado contingente de espécies), extinguindo milhares de espécies de plantas e animais, ameaçando outros de extinção; reduzindo a produção na agricultura, levando à diminuição na produção de alimentos, quando deveria crescer devido ao aumento da demanda populacional; a desertificação da Terra que leva à perda de vinte e quatro bilhões de toneladas por ano da camada arável do solo e a perda de florestas primárias.
Uma das prioridades para os conhecimentos de biologia para o novo milênio é, voltar-se prioritariamente para o desenvolvimento da consciência plena de cidadania e o exercício da solidariedade entre os povos e de atitudes de valorização da vida.

Fonte: Planeta Terra: enciclopédia de ecologia.- São Paulo: Abril, 2008

Participe do Projeto "Compartilhe uma Vida"

Participe do Projeto "Compartilhe uma Vida"
"Algumas das atividades foram tiradas da net. Apenas digitalizei".