quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Belo Horizonte sedia Conferência Preparatória para a Convenção Mundial sobre Mudanças Climáticas – evento é organizado pelo State of the World Forum

Até a próxima sexta-feira especialistas de todo mundo estão em Belo Horizonte para participar da Conferência Preparatória para a Convenção Mundial sobre Mudanças Climáticas. A State of the World Forum escolheu o Brasil para lançar a Campanha Global de Liderança Climática para um mundo mais verde e a Campanha Nacional Brasil 2020.

A proposta da Conferência Preparatória é fazer com que todas as correntes especializadas em temas ligados à mudança climática possam se juntar a uma crescente coalizão para promover um encontro dos setores público, privado e sociedade civil. Todos eles estão empenhados em promover a liderança brasileira diante da questão das mudanças climáticas e de sustentabilidade; e também para mobilizar uma campanha de educação pública brasileira e mundial em torno da urgência de tornar a economia mundial verde, dentro de dez anos.

Minas Gerais saiu na frente e lidera um movimento de fazer do Brasil uma referência em relação a ações que possam combater o efeito estufa. O governador Aécio Neves assinou um termo de adesão de Minas Gerais à Campanha de Liderança Climática 2020, que propõe a redução em 80% das emissões de gases de efeito estufa nos próximos dez anos. Minas foi o primeiro estado do mundo a aderir à campanha, lançada pela State of the World Forum.

O estado foi escolhido para sediar a conferência e o lançamento da campanha por já desenvolver políticas ambientais que reduzem o impacto da emissão de gases poluentes. O Estado apresenta resultados significativos com a queda do desmatamento, o aumento das áreas verdes protegidas, tratamento adequado ao lixo e recuperação da qualidade das águas das bacias hidrográficas do Estado. Minas também se destaca com a instalação da Câmara de Energia e Mudanças Climáticas e com a Lei Estadual de Resíduos Sólidos, considerada um marco legal no Brasil.

Minas inovou ao lançar, no ano passado, o primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, mapeando os principais segmentos produtivos, de acordo com a metodologia sugerida pelo Painel Intergovernamental de Mudança do Clima. O Governo se empenhou para tornar as fontes de energia limpa cada vez mais dominantes na matriz energética do estado, substituindo a energia produzida a partir de combustíveis fósseis.

Durante a conferência em Belo Horizonte, serão realizadas sessões de trabalho com a participação de 160 ambientalistas e cientistas de 20 países. Os trabalhos em Minas Gerais são o ponto de partida para uma campanha mundial visando a conscientização de pessoas, empresas e governos sobre as mudanças climáticas. A convenção mundial sobre o tema acontece em fevereiro de 2010, em Washington.
O presidente do State of the World Forum, Jim Garrison, disse que a adesão de governos municipais, estaduais e federais à proposta de reduzir em 80% as emissões até 2020, e não mais até 2050, é fundamental para evitar o aumento na temperatura média do planeta. “Essa é uma oportunidade para cientistas e ambientalistas olharem para o problema porque 2050 será muito tarde. O que nós precisamos agora são de lideranças climáticas em toda família, comunidade, cidade, empresa. Somos todos responsáveis pelo aquecimento global”, conclamou Garrison, em seu pronunciamento.

Entre as propostas defendidas pela ONG estão a reduzir a dependência dos combustíveis, implementação de eficiência energética, criação e utilização de tecnologias limpas, desenvolvimento de energias renováveis, limpeza dos sistemas naturais, criação de estilos de vida sustentáveis e criação de uma cultura de crescimento sustentável.

No Brasil, uma campanha de educação pública sobre aquecimento global começa a ser veiculada pelas Organizações Globo. Durante a abertura desta terça-feira, o vice-presidente das Organizações Globo e presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, apresentou as peças que serão veiculadas.

De acordo com SWF praticamente todos os países do mundo se comprometaram, fortemente ou vagamente, a reduzir as emissões de carbono em 80% até 2050. De acordo com a ONG, o Brasil, no cenário internacional, parece mais preparado para exercer a liderança necessária nesse movimento. Os números apresentados por algumas iniciativas são bem interessantes:
• Mais de 50% de toda a energia do Brasil é proveniente de fontes renováveis, em oposição aos 12% da Europa e aos 10% dos E.U.A.

• Sua maior utilidade elétrica, a Central Elétrica de Minas Gerais (CEMIG), gera 92% da sua eletricidade a partir de fontes limpas e foi apontada pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade como a melhor empresa energética do mundo em 2007.

• A utilização brasileira de etanol em automóveis é a mais significativa do mundo.
Uma antiga reivindicação do Instituto Ethos, que é a mobilização da mídia, já começar a surtir efeito. A TV Globo, se comprometeu a tratar com seriedade o aquecimento global e trabalha no desenvolvimento de uma campanha para educação pública sobre as alterações climáticas. No ano passado, o Ethos reuniu a direção das grandes empresas de comunicação do país para que houvesse mais empenho na divulgação de ações relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade do Planeta.

Embora o Brasil apresente um cenário favorável para implementação da campanha do SWF, muito coisa ainda precisa ser feita por aqui. Tenho dito que o Governo Federal tem dado alguns maus exemplos em relação a uma política que possa garantir a sustentabilidade das atividades econômicas.

Temos que aproveitar o potencial já desenvolvido para que possamos, verdadeiramente, dar um bom exemplo para o mundo. Hoje o crescimento da economia mundial depende de mantermos o foco na questão da sustentabilidade ambiental. Do contrário podemos estar a caminho de uma outra grande crise com a escassez de alimentos e dos recursos naturais.

Estarei aqui em Belo Horizonte acompanhando os passos dados pela Conferência Preparatória para a Convenção Mundial sobre Mudanças Climáticas, esperamos que ações concretas possam sair daqui de Minas Gerais. O que a SFW quer com esse encontro é fazer com que as atitudes contra o crescimento global saiam da retórica e passem para ações, efetivamente, concretas. Tenho alguns depoimentos gravados em vídeos e vou aos poucos disponibilizá-los aqui para os amigos do Saber Cuidar.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Você sabia?

Água

Cerca de 71% do nosso planeta é coberto por água. A imensa maioria está nos oceanos, é salgada e não pode ser utilizada com facilidade. A água doce restante, que pode ser usada pelos seres vivos, é uma parte pequena e está ameaçada pela poluição e pelo desperdício.

A água tem direitos. A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1992 um documento chamado Declaração Universal dos Direitos da Água. Ele mostra como esse líquido é importante para a vida no planeta. Leia e pense a respeito.


Declaração Universal dos Direitos da Água.
1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade e cada cidadão são responsáveis por ela.

2 - A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não haveria atmosfera, clima, vegetação ou agricultura.

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos e frágeis. Por isso, a água deve ser manipulada com consciência, cuidado e economia.

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5 - A água não é somente herança de nossos antepassados; ela é, sobretudo, um direito dos nossos sucessores.

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e cara e que pode muito bem diminuir em qualquer região do mundo.

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8 - A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Fonte:Recreio online

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Higiene Pessoal

Vamos colorir as figuras que fazem parte da nossa higiente pessoal!!


*.*.*.* Vamos colorir *.*.*.*




segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O que é sustentabilidade?




Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Amigos do Planeta Terra


Participe do Projeto "Compartilhe uma Vida"

Participe do Projeto "Compartilhe uma Vida"
"Algumas das atividades foram tiradas da net. Apenas digitalizei".