quarta-feira, 13 de maio de 2009

Projeto "Compartilhe uma Vida"

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Meta: 10 mudas por mês.
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Tempo do projeto: 12/2010
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Objetivo: Em cooperação entre os doadores e recebedores, propor uma agradável troca de energia em favor do bem comum, que é a Vida.

Muda disponível: Jaca

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(imagem ilustrativa)

Muda disponívei: Areca-Bambú.
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(imagem ilustrativa)

"Compartilhe uma Vida"


Participe do Projeto "Compartilhe uma Vida"
Você pode ser um doador ou recebedor de uma muda, que será compartilhada em materiais simples e de fácil acesso como uma caixa de leite vazia e terra... para isso pedimos que respondam às seguintes informações:
Nome;
Curso;
Semestre;
Doador ou recebidor.
Podendo postá-las aqui mesmo ou pelo nosso e-mail:
E entraremos em contato,
obrigadasss

segunda-feira, 11 de maio de 2009

MEIO AMBIENTE – PRÁTICA PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS


Por: Adriana, Érica, Isilda e Quersivane

A Educação Ambiental torna-se imprescindível para a conscientização de que cada indivíduo é responsável pela construção de um mundo justo e equilibrado ecologicamente, requerendo responsabilidade individual e coletiva, onde será possível criar e aplicar maneiras sustentáveis de interação sociedade-natureza. O Brasil é um país rico em recursos naturais, onde se encontra uma das maiores biodiversidades, que são extremamente importantes para todo o planeta, mas poucos são os que conhecem ou valorizam este aspecto, tornando a Educação Ambiental imprescindível, para que se usufrua destes recursos ambientais sem danificar outro de maior valor, assim, os futuros cidadãos brasileiros devem ser empreendedores, responsáveis e sensíveis, se preocupando, além do bem-estar momentâneo, com os resultados de suas ações sobre o planeta em longo prazo.


Objetivos:

1) Promover a coordenação motora, com a variedade dos materiais.
2) Utilizar as atividades para apresentar as características dos vários tipos de linguagem, como a cor, a forma e a oralidade;
3) Aproveitar a relação dos alunos com a natureza para provocar a percepção do desenvolvimento dos seres vivos;
4) Analisar a consciência ecológica;
5) Discutir se há facilidade em aproveitar os materiais recicláveis;
6) Pesquisar, proporcionar habilidades de planejar e organizar, embasado no conteúdo procedimental;
7) Promover a divulgação das atividades desenvolvidas.

Estratégias

1) Fazer debate e proposta com o grupo;
2) Promover aula expositiva com demonstração de materiais;
3) Produzir em grupo todas as atividades propostas sendo que, mesmo que a produção se dê coletivamente, cada um terá o seu Jardim de meias.

Atividades:

Jardim de meia

















Material necessário:
· Meia calça;
· Pó de serra;
· Areia de construção;
· Grãos de alpiste;
· Botões.
Como se faz:
Misture duas partes de pó de serra para uma parte de areia, coloque na meia calça com o alpiste. Num recipiente com um de água coloque a meia, regue para que possa brotar. Com cola quente, cole os botões e apare o cabelo que fica.


Avaliação:

- Durante a montagem, avaliar o interesse e a participação do aluno;
- Verificar se a criança compreende a importância de cuidar das plantas e os seus benefícios.

Faixa etária:
Jardim de meia: 5 – 10 anos

Mais informações sobre práticas pedagógicas através de e-mail.

Visita a Escola de Educação Ambiental em Praia Grande

Por: Andressa, Adriana, Iara, Iolanda, Kátia e Marinalva (Seminário de Biologia)

Em visita a Escola de Educação Ambiental fomos informadas que esse tipo de Escola totalmente voltada para questão ambiental somente existe aqui na cidade de Praia Grande. A professora Lílian que nos atendeu e mostrou as dependências da escola foi quem também nos passou essa informação. Segundo a professora Lílian nos municípios vizinhos não há uma unidade especifica voltada para essa questão, que é tratada e desenvolvidas nas próprias unidades adaptando-as condições das mesmas, isto é quem tem um espaço maior consegue desenvolver melhor. Coisa que não acontece aqui pois a um espaço especifico totalmente adaptado para desenvolvimento de projetos e da consciência ambiental dos estudantes, professores, funcionários e seus visitantes.
Esse espaço foi criado em dezembro de 1996 ano e mês também que foi promulgada a LDB.
E desde então essa unidade vem trabalhando com projetos educativos de caráter sócio ambiental, abordando temas relacionados aos ambientes de preservação da cidade e do mundo, valorizando a vida de forma global.
Um dos lemas da unidade é:
“Viver em harmonia com a natureza garante a sobrevivência do homem enquanto espécie, e isto precisam estar na consciência e atitude de todas as pessoas.”
Atividades permanentes que podem ser desenvolvidas referem-se principalmente aos cuidados com os animais e plantas criados e cultivados na sala ou no espaço externo da instituição. O professor pode estabelecer um rodízio ou marcar um horário diário para que se possa aguar as plantas, dar comida aos animais, observá-los, fazer a limpeza necessária no local etc.
Outro exemplo de atividade permanente são os cuidados com o meio ambiente, relacionados à organização e conservação dos materiais e espaços, à coleta seletiva de lixo, à economia de energia e água etc. Diariamente, o professor poderá organizar o grupo para recolher o lixo produzido nas brincadeiras e atividades.


Projetos desenvolvidos na escola de Educação Ambiental da cidade de Praia Grande.

Mangue Legal
Mata Atlântica
Plantas e Hortaliças na Medicina Doméstica
Projeto Coleta Seletiva de Lixo Projeto
Navega São Paulo
Viajando Pelo Mundo da Reciclagem
Vivência no Manguezal

Preocupados com a preservação dos manguezais de Praia Grande, um dos mais preservados da Baixada Santista, a Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande iniciou o Projeto “Vivência no Manguezal”।No projeto participam alunos de 4º série do Ensino Fundamental e grupos interessados। A participação consiste em uma aula teórica com exposição de animais e cartazes e, também, a vivência no manguezal com um passeio de barco pelo Mar Pequeno. Dessa forma, os alunos saem da sala de aula normal e aprendem no ambiente de estudo, adquirindo um contato que possibilita a conscientização e o despertar para a problemática ambiental.Os alunos podem contar com uma cartilha sobre o manguezal de Praia Grande, como material pedagógico complementar.






Oficinas de Reciclagem

As oficinas ocorrem todas às quartas-feiras, sob orientação das professoras de artes, com início às 14h00 e término às 16h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por maiores de 16 anos na Escola de Educação Ambiental, Rua Paulo Sérgio Garcia, 424 – Sítio do Campo (Portinho) – em Praia Grande. Mais informações pelo telefone (13) 3473-8952.


Participe do Projeto "Compartilhe uma Vida"

Participe do Projeto "Compartilhe uma Vida"
"Algumas das atividades foram tiradas da net. Apenas digitalizei".